Acessibilidade está na moda, está na lei! :)

* por Ana Julia Perrotti-Garcia – Intérprete e Audiodescritora 

Como tornar um produto cultural mais acessível às pessoas com deficiência visual?

A acessibilidade já não é mais um complemento. Agora, levar a acessibilidade para seu show, vídeo ou peça teatral é uma questão muito mais urgente. Em alguns casos, se seu produto cultural não tiver o chamado “trio de acessibilidade” (janela de LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas), muitos festivais não aceitarão a inscrição e diversos editais de solicitação de patrocínio também têm essa exigência.

Sculpture
Fonte: Dreamstime

Além disso, implantar a acessibilidade em seu produto cultural, mais do que aumentar o público que poderá usufruir dele e favorecer a captação de recursos, também é um exercício de cidadania e um gesto de bom-senso.

Que produtos culturais podem receber a audiodescrição?

A audiodescrição (AD) é indicada para todos os tipos de objetos e espetáculos em que a visualização das imagens ajudaria a ter uma compreensão mais plena dos acontecimentos ou do conteúdo, seja em um filme, uma aula, uma peça de teatro ou uma exposição em um museu ou uma atividade esportiva ou evento social. Sendo assim, podem ser audiodescritas imagens estáticas (como livros infantis, quadros e desenhos, fotografias, gráficos, esculturas) ou imagens dinâmicas (programas de televisão, filmes de cinema, documentários, peças de teatro, shows e espetáculos circenses, entre outros).

Arquivo faces-2148358_1920
Disponível em https://pixabay.com/pt/faces-silhuetas-silhueta-solil%C3%B3quio-2148358/
Fonte: Pixabay, by Geralt

E se eu quiser AD no meu casamento, formatura ou no batizado do meu filho?

A AD já é uma realidade em diversas celebrações familiares e de grupos em que haja uma ou mais pessoas com deficiência visual. Aliás, vale lembrar que a audiodescrição não beneficia apenas esse grupo, ela também é indicada para idosos, pessoas com baixa acuidade visual, com dislexia, estrangeiros sem muito domínio do idioma e até para os casos de eventos ao vivo, como complementação ao entendimento (como no caso de desfiles carnavalescos, formaturas e eventos corporativos). A AD também pode ser feita em cerimônias religiosas, cultos, missas e celebrações.

Marriage  Fonte: Dreamstime

Tenho um conjunto musical, é importante colocar AD nos meus shows e clipes musicais?

Claro que sim. Embora a música seja o elemento mais marcante nesse caso, o figurino, o cenário e a movimentação dos artistas no palco são aspectos que complementam o entendimento, mostram acolhimento e interesse pelo próximo, e certamente serão um diferencial no seu espetáculo. Nos shows musicais e festivais, a AD será feita ao vivo, com os descritores dentro de cabines acústicas e o público usuário da AD precisará de um receptor do som com fones de ouvido (para não atrapalhar os demais presentes na plateia e garantir sua privacidade). No caso de clipes de vídeo e em filmes, em geral a AD é gravada como uma trilha de som, que pode ser selecionada no momento da exibição por quem desejar ter acesso a seu conteúdo.

Arquivo musician-349790_1920
Disponível em https://pixabay.com/pt/m%C3%BAsico-m%C3%BAsica-country-banjo-ukulele-349790/
Fonte: Pixabay, by Ryan Mc Guire

E em um evento corporativo, como pode ser incluída a AD?

Para jantares, coquetéis, dinâmicas de grupo e reuniões de grupos profissionais, a descrição da decoração, do ambiente, dos palestrantes ou oradores, seus trajes e aparência, de suas apresentações em slide, gráficos, gestos e movimentos, quando forem relevantes para o entendimento do conjunto, serão descritos. Por essa razão, é importante que o audiodescritor seja um profissional formado, consciente de sua atuação profissional, para que possa saber selecionar o precisa e deve ser descrito, e para que a descrição tenha a concisão e a clareza necessárias.

E nas propagandas, pode ser incluída AD?

Muitas grandes empresas já criam seus comerciais com a versão com audiodescrição. Mesmo quando isso não ocorre, sempre é possível inserir a AD e a LIBRAS, e tornar seu produto mais acessível a um público ainda maior e mais diferenciado.

Os profissionais do Catálogo podem ajudar a tornar meu produto cultural ou corporativo mais acessível?

Arquivo faces-2148341_1920
Disponível em https://pixabay.com/pt/faces-silhuetas-silhueta-solil%C3%B3quio-2148341/
Fonte: Pixabay, by Geralt

Sim, temos diversos profissionais gabaritados, prontos a atender suas necessidades, tanto para eventos ao vivo (casamentos, celebrações, peças teatrais), quanto para a locução de Audiodescrição, criação de legenda descritiva e gravação de janela de LIBRAS em vídeos, filmes e clipes musicais.

 

Saiba mais:

Acessibilidade com LIBRAS e Audiodescrição
Audiodescrição com dublagem: a acomodação de desafios

Profissionais do Catálogo Premium
Acessibilidade está na moda, está na lei!
Entra em vigor em novembro lei que obriga cinemas brasileiros a exibirem conteúdos para cegos e surdos

 

Like
4

2 pensamentos em “Acessibilidade está na moda, está na lei! :)”

Deixe uma resposta