Morte e Vida: severinas em França

Like
1

O elo entre a França e o Brasil sempre foi muito forte histórica e culturalmente. Logo após a chegada dos portugueses, os franceses já se interessaram pelas novas terras, tendo ocupado algumas áreas no Rio de Janeiro, no Maranhão e na Bahia. São conhecidos alguns episódios reproduzidos, entre outros, no filme “Como era gostoso o meu francês” (1971), de Nelson Pereira dos Santos, e no romance “Rouge Brésil” (2001), de Jean-Christophe Rufin, também transformado em minissérie para TV (2010).

No teatro são inúmeras as interações entre os dois países, sendo intensa a participação em festivais e turnês de grupos de um país no outro, além da influência e do intercâmbio de profissionais como atores, atrizes, roteiristas, diretores, técnicos, iluminadores, fotógrafos, figurinistas, cenaristas franceses no Brasil e brasileiros na França, desde o século XIX.

Em 1966, o grupo de teatro universitário, formado por estudantes da PUC de São Paulo , o  TUCA (Teatro da Universidade Católica) venceu o Festival de Teatro Universitário da cidade de Nancy, na França, com a peça “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, musicada por Chico Buarque de Hollanda. O sucesso foi tão grande que o grupo passou várias semanas excursionando pela Europa, e as músicas ganharam gravação e vida independentes do espetáculo.

Mesmo assim, a peça, apresentada em português na época, nunca teve uma tradução. Somente agora, ganha uma montagem em francês.

Mort et vie Séverines: o tema da obra, feita de poemas de João Cabral, embora se situe no nordeste brasileiro, é universal, além de ter ganho atualidade, pois trata de migrantes, um problema hoje enfrentado por vários países, seja como origem, seja como destino de refugiados de guerra  ou de situações econômicas desfavoráveis.

Para saber mais:

Morte e Vida Severina é traduzida e encenada pela 1ª vez em francês

Como Era Gostoso o Meu Frances [Nelson Pereira dos Santos] - filme completo
Rouge Brésil - Téléfilm Historique - Épisode 1
Tema para Morte e Vida Severina - Chico Buarque 

Like
1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.