‘Sotaques’: dia da Língua Portuguesa

Like
1

Para comemorar o 05 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), a Porto Editora aliou-se ao realizador Miguel Gonçalves Mendes na publicação de ‘Sotaques‘, um vídeo que celebra a diversidade da língua portuguesa no mundo pela leitura de ‘O Paraíso são os outros’, de Valter Hugo Mãe.

O vídeo foi concebido pelo cineasta, autor dos documentários ‘José e Pilar’ (filme: 2010; livro: 2012) e ‘Autografia’ (2004). Os registos de áudio e vídeo foram efetuados na volta ao mundo que empreendeu no projeto ‘O Sentido da Vida’, filme com estreia prevista em 2018.

Nesta leitura de ‘O Paraíso são os outros’ há pessoas de Cochim, Goa, Damão, Diu, Macau, dentre outras; já em Lisboa, juntaram-se ainda diferentes sotaques de pessoas provenientes de países africanos de língua portuguesa, de Timor-Leste, do Brasil e várias regiões de Portugal.

Numa viagem que reflete a diversidade da nossa língua, os leitores dão voz ao estilo singular de Valter Hugo Mãe e à sua personagem principal, uma menina fascinada pelo amor, e que usa a imaginação para antever e descobrir o que é a felicidade.

‘Sotaques’ será cedido gratuitamente ao Museu da Língua Portuguesa (São Paulo), atualmente em reconstrução, após o incêndio de 21/12/2015. No futuro, e no seguimento deste mesmo projeto, será publicado um minidocumentário sobre a forma como as diferentes culturas vivenciam a Língua Portuguesa no seu quotidiano.

Site do cineasta - Português e Inglês
CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Estados-Membros da CPLP
Reconstrução do Museu da Língua Portuguesa: reinauguração prevista para o primeiro semestre de 2019.
Like
1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.